sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Coffeepaste recomenda (XXII)

Dança: Victor Hugo Pontes: "A Ballet Story"
Sexta 28 e Sábado 29 setembro 21h30
Sala Principal
12€ / Com desconto 6€
Duração 70 min
A Ballet Story tem como ponto de partida o bailado Zephyrtine de David Chesky. Na versão original, Zephyrtine é um ballet clássico para crianças, um conto de fadas recheado de elementos do maravilhoso e do fantástico. Mas Victor Hugo Pontes recusa radicalmente qualquer representação teatral em busca da ilustração da história original; o seu Ballet Story é um exercício de abstração e parte do movimento dos corpos no espaço em articulação com a música. Numa coreografia que mistura sem complexos elementos do bailado, da dança contemporânea e do street dance, os sete intérpretes formam uma estranha tribo urbana, um grupo de seres talvez humanos, que vão ocupando a plataforma ondulada onde se encontram, num equilíbrio frágil entre o indivíduo e o coletivo. Não há contos de fadas, mas o ambiente permanece misterioso e intrigante do início ao fim.
direção artística Victor Hugo Pontes
música David Chesky
cenografia F. Ribeiro
direção técnica e desenho de luz Wilma Moutinho
intérpretes e cocriadores André Mendes, Elisabete Magalhães, João Dias, Joana Castro, Ricardo Pereira, Valter Fernandes e Vítor Kpez
“A Ballet Story é uma grande peça logo desde os primeiros momentos, marcando de forma indelével o ano e transformando-se no primeiro grande momento coreográfico de 2012.”
~Público
Mais  Informações


Festival: BIG BANG - Festival de Música e Aventura para Crianças

Já começou a contagem decrescente para mais uma edição do Big Bang – Festival Europeu de Música e Aventura para Crianças. Depois do sucesso das edições anteriores (2010 e 2011), o CCB volta a acolher artistas portugueses e internacionais (Noruega, Bélgica e França) numa grande festa de música dirigida aos mais novos a decorrer nos dias 28 e 29 de Setembro.
Apesar de algumas sessões de espectáculos estarem esgotadas, ainda estão disponíveis bilhetes para o festival. Com menos de duas semanas até ao arranque do Big Bang e uma grande procura por parte do público, é aconselhável fazer as reservas o mais rapidamente possível.
O BIG BANG é um projeto internacional que envolve seis parceiros de cinco países diferentes: Zonzo Compagnie (Bélgica), CCB (Portugal); Stavanger Konserthus (Noruega), Ópera de Lille (França) Millenáris (Hungria) e BOZAR – Palais des Beaux-Arts (Bélgica).
Programação completa em www.ccb.pt

Festival: Circular

Com o final de Setembro chega a Vila do Conde mais uma edição do Circular. Durante dois fins-de-semana, a 8ª edição do Circular Festival de Artes Performativas apresenta novas criações que percorrem diferentes áreas artísticas como a dança, a performance, a música e o cinema.
Num ano marcado por uma diminuição significativa do apoio do Estado às artes (redução do apoio da Direcção-Geral das Artes em 38%), revelou-se fundamental privilegiar a aproximação da arte à comunidade. Neste sentido, o festival inclui na sua programação uma encomenda de um projecto performativo co-criado e interpretado por um grupo de participantes que responderam ao convite aberto a toda a comunidade.
Apresentando novos criadores mas também outros cujo trabalho foi já dado a conhecer em anteriores edições, o Circular proporciona ao público o contacto e o acompanhamento dos seus percursos artísticos.
Durante o festival decorrerão outras iniciativas complementares, destacando-se as habituais conversas com os artistas, um workshop e um encontro interno de reflexão da REDE - Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea.
De 21 a 29 de Setembro, o Circular convida o público a participar na construção de discursos plurais e críticos sobre a contemporaneidade e as artes performativas.
http://www.circularfestival.com/


Concerto: Sharon Van Etten

A cantautora Sharon Van Etten estreia-se em Portugal a 26 de Setembro, no Lux, em Lisboa.

Van Etten apresentará o recém editado "Tramp", o seu terceiro disco, que conta com algumas colaborações de peso, como Aaron Dessner e Bryce Dessner (The National), Zach Condon (Beirut) e Jenn Wasner (Wye Oak), e que já figura nalgumas lista de melhores álbuns de 2012.
www.sharonvanetten.com

Por Dinis Correia