terça-feira, 25 de setembro de 2012

Workshop: Bicho de 7 Cabeças - Espinho

A companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, residente no F.A.C.E. - Fórum de Arte e Cultura de Espinho, vai desenvolver no âmbito do Festival de Outono um projeto de Teatro Comunitário sobre a lenda da bicha das sete cabeças que pretende envolver a comunidade e agentes culturais do Concelho.

O projeto inspirado na lenda da "Bicha de 7 Cabeças" (lenda de Espinho), faz o paralelismo entre o enfrentar o monstro real, um bicho terrível com sete cabeças e os nossos monstros interiores, que podem ser ainda mais assustadores.

Este espetáculo pretende dialogar diretamente com a comunidade, através da sua formação e participação, e também abordando temas relevantes, resgatando tradições, discutindo problemas e mostrando realidades sociais. O princípio é o do teatro colaborativo. O processo passa por integrar o contributo de todos os intervenientes na construção final do espetáculo.
Não existem requisitos, não é necessária experiência ou conhecimento na área das artes. Qualquer pessoa de qualquer idade pode participar.

O workshop "Bicho de 7 Cabeças" será a primeira fase do processo de criação do espetáculo e consiste na construção da marioneta "BICHO".

Esta marioneta será criada com recurso a matérias-primas de origem natural como o vime, papéis e colas.
Iniciamos a estruturação dos objetos num entrelaçado de vime criando assim volumes que revestidos a papel obtêm uma resistência considerável. Durante este processo obtemos conhecimentos da geometria envolvida na criação de sólidos de revolução simples.
A pintura é conseguida através da colagem de papéis coloridos e a mistura de cores pela sobreposição dos mesmos. Terminamos com a aplicação de pequenos elementos decorativos.

inscrições: mandragora@marionetasmandragora.com