quarta-feira, 6 de abril de 2011

Clown Laboratori - Porto

O Clown Laboratori Porto está a abrir vagas para integrarem o grupo e o seu trabalho.

O que é:
O Clown Laboratori Porto é uma plataforma de formação/criação sobre a arte do Palhaço.
O Clown Laboratori Porto foi formado em Janeiro de 2010, por artistas de várias áreas, com intuito de explorar a técnica de Palhaço, a criança dentro de nós mesmos, e a pureza e o prazer inerentes ao jogo em cena.

Quando se trabalha:
Reunimos 2 vezes por semana, na Fábrica da Rua da Alegria, terças e sextas-feiras, das 20h30 às 23h30. As aulas são dirigidas, por Pedro Fabião.

O que se trabalha:
A ingenuidade, o jogo infantil, a amplificação de características individuais até ao ridículo. A descoberta do que em nós faz rir os outros é um processo trágico em que aprendemos a rir-nos de nós mesmos. O estado que se busca é indefinido e frágil, e não há fórmulas para encontrá-lo, apesar de haver muita técnica por detrás da simplicidade. Como abraçar o falhanço e fracassar espectacularmente diante de um público com um prazer maravilhoso? Esse é o objectivo da introdução ao clown, a que se segue a construção de uma personagem individual, com o seu universo, a sua loucura, os seus rituais. Aí inicia-se o trabalho de dupla e a criação de números.
Um trabalho sério para não se levar demasiado a sério.

O que tenho de fazer para entrar:
Aula aberta, dia 19 de Abril.
Este dia serve para perceberem a dinâmica do grupo, o tipo de trabalho que se faz, algumas condições de entrada e permanência (assiduidade, e pontualidade são muito importantes para que o grupo funcione bem e possa crescer), e acima de tudo para vocês próprios perceberem se querem ou não continuar.

CV do formador:
PEDRO FABIÃO nasceu no Porto em 1981. Licenciou-se em Psicologia mas desde sempre dedicou mais tempo ao teatro do que aos estudos académicos. Fez o curso de formação de actores do CITAC e é diplomado pela École Philippe Gaulier. Participou em mais de uma dúzia de produções no CITAC, Teatro do Morcego (Coimbra) e Companhia Alter-Lego, de que é fundador. Foi dirigido por Paulo Castro, Sergio Claramunt, Marcantonio Del Carlo, entre outros. Na sua formação, salienta a influência de Philippe Gaulier, Sergio Claramunt, Ami Hattab, Volker Quandt, Gabriel Chame, José de Abreu Fonseca, Nicolas Bernard, Luisa Sanchez Gaillard e Robert Steijn. É palhaço na Operação Nariz Vermelho desde 2004. Orienta workshops de teatro e clown desde 2006. Membro fundador do Naked King Theatre em 2009.

Mais informações:
Lab.clown@gmail.com
Alexandre Sá: 964 154 067
Janela Magalhães: 964 432 191